Mobilização
Greve Geral começa com força em Pelotas
Vários piquetes estão espalhados pela cidade; o alvo principal são as empresas de transporte coletivo urbano e intermunicipal
Paulo Rossi -
A Greve Geral começa com alta adesão em Pelotas. Ruas sem ônibus. Escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fechadas. Bancos com adesivos de anúncio da paralisação nacional. Piquetes instalados em frente às empresas de transporte coletivo urbano e de transporte intermunicipal. Na Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), a cena é totalmente atípica: não chegam nem saem ônibus. Poucos passageiros aguardam informações para saber quando poderão chegar a seu destino.
Nos piquetes, fogueiras, cobertores e chimarrão servem para espantar o frio, já que as mobilizações contra as reformas Trabalhista e da Previdência tiveram início na madrugada, por volta das 3h. Em frente à CEEE, palavras no asfalto e uma faixa sinaliza repúdio também às medidas dos governos gaúchos: O Britto privatizou. O Sartori demitiu. PMDB nunca mais.
As agências de Correios também são ponto de manifestação, já que a categoria está em greve desde a noite de quarta-feira, em todo o país."Estamos atingindo o objetivo. Este é um movimento que está criando cada vez mais força e unindo todas as centrais sindicais", reforçou o diretor do 24º Núcleo do Cpers-Sindicato, Mauro Amaral, de prontidão em um dos piquetes espalhados pela cidade.
A voz da comunidade
A diarista Daisi Cruz de Souza, 54, sabia que a UBS do Pestano estaria fechada nesta sexta-feira (28). Ainda assim, foi até o local para ler os avisos de atendimento e conversar com vizinhos. E aproveitou para defender posição: "Acho que tem que paralisar mesmo. Senão, o povo vai morrer trabalhando e eles, lá, roubando", desabafa.
Na Eterpel, era a dona de casa Ana Maria Rodrigues Machado, 60, quem manifestava apoio ao dia de luta, mas a grande preocupação na manhã deste dia 28 era saber quando poderia chegar em casa, em Santa Vitória do Palmar. "É uma boa causa, mas estamos aqui desde a noite de ontem e disseram que talvez só tenha ônibus às 15h", afirmou, com os olhos marejados. A expressão era de cansaço. E de fome - admite. "Não tínhamos ideia que demoraríamos tanto. Só trouxemos um lanchinho", diz, ao acompanhar o neto Diogo Machado Alves, 13, que todas as semanas vai a Porto Alegre, onde realiza quimioterapia.
Rodovia bloqueada em Pelotas
A BR-392 está bloqueada junto ao Km-79, próximo à Estação da Embrapa, desde às 9h30min. As informações são da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul).
-123498
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário